quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O DCE por Você Adere a Tábua Rasa

Este blog sempre teve boa vontade com a nova administração do DCE da UCS. Comemorou a vitória do grupo DCE Por Você sobre a sectária Movimentação, grupo ligado a corrente Democracia Socialista, do PT, e defendeu o posicionamento que o DCE teve em relação às eleições para reitor, apesar de considerar uma estratégia equivocada do grupo. A boa vontade acabou.

O DCE da UCS convocou os estudantes da universidade para um protesto contra o aumento das mensalidades. Apela-se novamente para a mesma e velha tática de criar um fato político impactante, mas cujos resultados práticos são nulos. Os pseudo-alunos da UCS, no passado, demonstraram de maneira cabal que a prática do protesto se configura em uma desculpa para a pratica da baderna livre. As invasões a Reitoria da Universidade e a tomada do Galpão da UCS são exemplos disso. Os estudantes nunca ganharam nada com ações como essas. Por causa da invasão, durante um bom tempo o Galpão da UCS esteve fechado para a utitlização dos acadêmicos. Esse é o tipo de resultado que se obtém com protestos estéreis.

Os estudantes de verdade, no passado, souberam repudiar esse tipo de manifestação. Dois anos atrás, no fim da malfadada gestão dos integrantes da Movimentação no Diretório Acadêmico do Direito, integrantes do grupelho que foi escorraçado do D.A de Direito e posteriormente do DCE, invadiram salas de aula, interromperam professores e desrespeitaram alunos. Enquanto isso um carro de som, provavelmente cedido por algum sindicato pelego, ficava estacionado em frente ao bloco 58 onde palhaços ao microfone ofendiam alunos que se recusavam a participar da baderna organizada pelo DCE.

O DCE por Você se elegeu prometendo mudanças substanciais nos métodos de ação do DCE. Pelo visto resolveu aderir à tábua rasa proposta por seus antecessores, quem sabe para atender as ambições políticas futuras daqueles que lideram o grupo que comanda o DCE. Até na demagogia se empenharam em copiar ipsis literis o falatório típico daqueles que no passado se utilizavam do vocabulário tosco e da escrita ignara para vender empulhações. Eleições Diretas para Reitor e ampliação da representação do Conselho Diretor da FUCS para outros segmentos da comunidade (leia-se incluir no Conselho gente de sindicato, do MST e toda a esquerdalha que não presta) estão lá, entre as tais lutas do Movimento Estudantil.

Acreditem estudantes da UCS, não adiantará nada sair pelo campus gritando e entoando palavras de ordem. A UCS fará de novo o de sempre: anunciará uma proposta de reajuste para aprovar uma levemente inferior. Além de perder uma aula, você será o idiota útil a serviço daqueles que querem faturar politicamente com a balbúrdia.

Segue abaixo a integra da convocação para o protesto, divulgada pelo “DCE por Você”.


Nós, estudantes da Universidade de Caxias do Sul, indignados com o anúncio do aumento das mensalidades em 7.94%, feito pelo Conselho Diretor, viemos a público manifestar-nos:

1) Somos contra este aumento de 7,94% e consideramos abusivo para os estudantes. Isso nos levará a cursar menos disciplinas ou até mesmo abandonar nossos estudos. Apontamos que se houver reajuste nas mensalidades, que este se limite á metade da inflação prevista para o período. Alem disso, entendemos que nenhuma convenção de trabalho, de nenhuma categoria, tenha negociado um acordo salarial neste índice;

2) A Reitoria declarou que o aumento abusivo das mensalidades é conseqüência das gratuidades da UCS, as bolsas de estudo, entre elas a do ProUni (Programa Universidade para Todos). Repudiamos tal declaração e afirmamos que o ProUni não onera o orçamento da Universidade. Pelo contrario, a UCS possuiu isenção fiscal por destinar bolsas de estudo a jovens de baixa renda. A UCS, como entidade filantrópica, tem a obrigação de destinar 20% de seu orçamento para Assistência Estudantil. Tanto o ProUni, quanto as bolsas distribuídas pela UCS, fazem parte deste esforço da Universidade para enquadrar-se nesta lei. Além de ser uma inverdade, colocar a culpa nas bolsas é uma forma de colocar os estudantes que não têm bolsas contra aqueles que a possuem. Apoiamos a política de inclusão e assistência social ao estudante através do sistema de bolsas;

3) Outro ponto que nos causa descontentamento é ver os descontos para os cursos de licenciatura serem mais uma vez ameaçados. Esses descontos são uma conquista do movimento estudantil e um incentivo valoroso para formação de educadores. A educação é uma área que sofre com o descaso do mercado de trabalho, com baixos salários e falta de condições dignas para desenvolver ao máximo suas potencialidades. Por isso o incentivo dos descontos para os cursos que formam professores para nossa sociedade deve ser mantido pela UCS. A retirada dos descontos representará um aumento de 27,94% para os estudantes desses cursos;

Alem disso, aproveitamos a oportunidade para reafirmar bandeiras históricas do movimento estudantil de nossa Universidade:

1) Nos últimos anos, através de muito debate e crítica por parte dos estudantes, a UCS passou a tornar público seu orçamento. A abertura dos orçamentos permitiu ao movimento estudantil fiscalizar de forma propositiva os investimentos e evidenciar os gastos desnecessários. Essas ações se concretizaram sob o nome de “Orçamento Universitário”, que permitiu aos estudantes decidirem o que era importante na UCS. Esse programa se tornou referência nacional nas universidades pagas, sendo reconhecida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e implementado hoje em todo o país. No ano de 2010, a Reitoria negou ao movimento estudantil a abertura de suas contas previamente, evidenciando suspeitas de haver problemas gerenciais e financeiros graves na Instituição. Queremos que a UCS torne institucional esta política, democratizando a construção do orçamento;

2) Defendemos um Congresso Estatuinte, paritário, com ampla participação da comunidade acadêmica (estudantes, professores e funcionários) para debater e reformular o estatuto da UCS. Para este Congresso, a proposta do movimento estudantil é: Eleições diretas para Reitor, com voto paritário e democratização dos demais espaços da universidade;

3) O Conselho Diretor da FUCS (Fundação Universidade de Caxias do Sul) não reflete a diversidade de nossa comunidade. Defendemos a ampliação deste Conselho com representação dos estudantes, professores, funcionários e demais representantes da sociedade.

Dessa forma ressaltamos que nossa mobilização buscará o engajamento de todo o corpo estudantil da Universidade em prol dessas reivindicações e contamos com o comprometimento desse conselho em avançar nessas questões fundamentais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual a sugestão dada pelo senhor para barrar o desconto acima da inflação e a retirada dos demais meritos dos academicos?
agradeço a resposta

Alexandre Pereira disse...

Parabéns pequeno burguês! Vamos agora aos fatos reais.

O Galpãoda uc$ não foi interditado devido a invasão e sim devido a uma pequena confusão que ocorreu, e a toda poderosa uc$, com seus cortes nos gastos de segurança, não poderia fazer a segurança das festas, por tanto ai está o real motivo do fechamento do galpão.

A invasão da reitoria na época foi contra o corte dos descontos para as licenciaturas, (E se não fosse a "baderna" não haveríamos sido ouvidos, e continuamos com os descontos) mesma medida ditatorial que o REItor zorzi quer fazer neste corrente ano, além do aumento abusivo das mensalidades. O senhor concorda comigo que a profissão de professor que deveria ser uma profissão respeitada por todos está numa vertente queda, ninguem mais quer ser professor, por tanto esses descontos são dados as licenciaturas, para incentivar as pessoas a cursarem essas faculdades, tu não acha que com o aumento real de 27,94% (7,94% das mensalidades + o corte dos 20% de descontos) isso acarretaria em um abandono dos cursosos de licenciatura, até a sua extinção como ja ocorreu com alguns cursos como o de geografia? Além de que, o meu salário não aumentou 27,94%, o salário de ninguem aumentou 27,94%.

Derrepente seja até interessante para o senhor, que não existam mais professores capacitados, para dar aula para o seus filhos, pois a educação põe medo nos poderosos.

O Movimento Estudantil ja mostrou sua força diversas vezes nesse país, e jamais se calará para defender o estudante.

Ao invés de apenas critircar porque o senhor não nos ajuda na construção de algo que valorize o estudante, ou o senhor possui interesses no sucateamento dos cursos de licenciatura???

Claro, o aumento não lhe fará diferença, pois deve ter vindo de um berço de ouro, pois para muitos estudantes da universidade e inclusive colegas do senhor, isso fará grande diferença, no aumento do tempo para se formar, ou até mesmo o abandono.

Espero que seja democratico e poste todos os comentários aqui escritos.

Ps: Qualquer erro de português, por favor me avise e falarei para minha professora de português baixar minha nota.

Obrigado!