terça-feira, 25 de agosto de 2009

O APARTHEID IDEOLÓGICO DO DCE DA UCS

A atual gestão do DCE da UCS sempre foi conhecida pelo sectarismo ideológico e pela bandalheira política. Quem os conhece sabe. A última manifestação autoritária do grupelho se deu sob a mais barata forma de intimidação. Através da ameaça de um protesto em frente ao auditório do Bloco M, cujas conseqüências poderiam ser imprevisíveis, conseguiram fazer a UCS cancelar a palestra com o Procurador Gilberto Thums. Gilberto Thums ficou famoso no inicio do ano por ser o responsável pelo TAC (Termo de Ajuste de Conduta) do MP que previa o fechamento das escolas itinerantes do MST. Também é dele a autoria da ação que pedia a dissolução do movimento.

Quem imagina que o DCE representa os estudantes esta enganado. A muito tornou-se um braço político a serviço de uma ideologia nefasta e ditatorial. A intimidação promovida pelo DCE da UCS só prejudicou aos estudantes de direito da UCS . Se o convidado pelo D.A fosse um advogado do MST não haveriam protestos. Não haveria obscurantismo. Não haveria ranço. A verdade é que o DCE esta ai para segregar os pensamentos diferentes. Criar um Apartheid ideológico onde nada além daquilo que eles propõe como verdadeiro pode ser divulgado. A verdade é que o DCE esta ai para esconder os debates por que eles temem o contraditório.

Durante 4 anos o mesmo grupo que controla o DCE controlava o D.A. Durante esse período eles se utilizaram do Diretório Acadêmico sem pudor algum para divulgar suas teses políticas. Durante esse período em momento algum houve qualquer forma de intimidação da parte de quem era contrário as teses, muitas vezes absurdas, que eram divulgadas. Na mente desses valentes esses são os parâmetros para suas ações. Para eles a democracia e a liberdade de opinião. Para os outros a repressão ideológica e o patrulhamento político. O DCE tolheu do aluno o seu direito de indo a uma palestra democrática formar sua própria opinião. Tolheu a liberdade que o procurador Gilberto Thums tem de divulgar o que pensa.

É uma desgraçada realidade essa onde um grupo de baderneiros tem o poder de subjugar pelo medo e pela dúvida uma comunidade inteira de estudantes. É sabida a capacidade que eles tem de promover a balburdia. Quem não lembra a invasão do galpão da UCS? Quem não lembra do carro de som colocado em frente ao bloco 58, onde os alunos que se recusaram a aderir ao movimento contra o aumento de mensalidades, preferindo ficar na aula, foram ofendidos e chamados de pelegos? O tema da palestra de Gilberto Thums era “Os Movimentos Sociais e a Violência”. A não realização da palestra por causa da ação destes movimentos e é em si uma afirmação do tema proposto.

12 comentários:

Vinicius Postali disse...

Pois é, o DA de Direito que em campanha dizia que existia só um lado, só uma posição agora chama o oposto. Quer dizer: enganaram o estudante pois diziam que ampliariam o debate. Thuns chama quem vai ao FSM de ''terrorista'' e tem uma visão reacionária dos movimentos sociais, tu acha que eu iria levar flores pra ele?Vamos nos manifestar sempre, se quando o MST veio ninguem fez nada, foi errado! Eu não tenho vergonha de dizer que sou solidário ao MST e que apoio os movimentos sociais, não me escondo atras de falsos moralismo. As garras deste blogueiros ficou a mostra com este episódio, afinal DA e Coordenação afirmaram que GUILHERME MACALOSSI foi o responsavel pela vinda do Gilberto Thuns. É um risco que se corre Sr. Macalossi, abraço

Guilherme Macalossi disse...

Ampliar o debate na sua definição seria chamar os mesmos de sempre. Os advogados do MST. Ninguém se manifestou contrariamente as palestras ligadas ao MST por que entendemos que é perfeitamente legítimo que elas existam. Por outro lado vocês são intolerantes e não respeitam o direito que os alunos tem de poderem ver outras formas de pensamento. Mesmo que seja uma posicição "reacionária" e legítima a respeito do assunto.

Sim. Foi a meu convite que Gilberto Thums viria a UCS. Qual o problema de um acadêmico propor a vinda de um palestrante. Pretendem proibir isso agora?

Vinicius Postali disse...

O ato tinha hora pra começar e terminar e tinha objetivo: mostrar que o Thuns tem posicões reacionárias e quem ele chama de terrorista esta lá pra dizer que ele esta errado. Eu não tenho um blog pra falar mal de palestrante em semana academica, mas quis mostrar pro Thuns que eu divergia dele. Em nenhum momento se pensou em impedir de ter a atividade, pelo contrario. O Ato começaria as 19h com distribuição de material, batucada, intervenção visual e acabaria as 20h30 para inicio da palestra...após, nós gostaríamos de fazer perguntas para o palestrante. Isso foi dito pro presidente do DA de Direito e para a Coordenação de Curso,contato feito ás 11h30, não vejo algo de errado nisso. Ter posição e querer debate-las não é errado, é isso que se faz em uma Universidade. E me admira vc ter participação pq até então vc era só conselho fiscal e não responsavel por contato com palestrante, que bom q vc esta assumindo funções, mas antes da eleição teu discurso era outro.

Guilherme Macalossi disse...

Você não tem um blog unicamente por não querer. Não banque a vítima.

Mas é interessante. Agora você quer que acreditemos piamente em atos educados organizados por vocês. Como aquele do Galpão da UCS. Sim. Acreditamos em vocês. E acreditamos que as perguntas seriam feitas por estudantes e não integrantes de movimentos estranhos ao meio acadêmico. Sim. Nós acreditamos que voces queriam só um debate democrático e não um tumulto.

Anônimo disse...

Porra nesta praga comunista. E se isto não bastar, bala neles.

Unknown disse...

A invasão do Galpão, só acabou quando a Polícia chegou para cumprir a reintegração de posse.
Como todas manifestações que vocês fizeram esta também teria prazo pra acabar, mas que não seria cumprida. (Aumento das mensalidades, também era pra ser só durante a noite, mas acabaram invadindo blocos da UCS e ficaram por alguns dias, até parece um certo movimennto que ouvi falar por aí). Acho que desta vez a intenção era invadir o Ucs Teatro, fazer um churrasquinho no palco.

Anônimo disse...

Nenhum movimento é estranho ao meio acadêmico. As Universidades são mantidas pelos impostos de todos. A UCS também.

Anônimo disse...

Afirmar que em nenhum momento houve impedimento para a palestra de Thums é piada.O fato é que o DCE promoveu uma arruaça intimidatória, como é seu costume, para impedir que qualquer opinião contrária à sua, fosse ouvida. Não me venham com a conversa de que haveria um debate civilizado, porque além de intolerantes a qualquer pensamento divergente, eles são raivosos, mal educados e obtusos.

Anônimo disse...

garras do macalossi? eu só vi garras do dce
covardes, burros, teimosos, violentos
se associar a um movimento violento e baderneiro como o MST e ainda se dizer representate dos estudantes é nos fazer passar vergonha
tenho vergonha do dce por isso
e orgulho do da de direito que pelo menos tenta organizar alguma coisa decente, não esses protestos que não levam ninguém a lugar nenhum
vcs nasceram na época errada, pessoal do dce... vcs tinha que ter nascido na época da ditadura, iam ser bem mais felizes lá.
o mundo tá muito democrático pra capacidade de vcs.

Paulo Marmentini disse...

Vergonhosa a atitude do DCE que culminou no cancelamento (ou transferência) da aula inaugural do curso de Direito.
A cada manifestação como essa, o DCE prova que cada vez mais é um braço político da ideologia seguida por seus líderes, e que já não tem mais como objetivo principal a representação dos alunos. A atitude do DCE foi de desrespeito aos estudantes que organizaram a aula inaugural.
Liberdade política e de expressão? Só se teus interesses convergirem com os meus.
Não vi ninguém esculhambando nenhum evento dos quais participaram integrantes e pensadores favoráveis ao MST. O mesmo tratamento deveria ser dispensado em eventos que o lado inverso da moeda fosse mostrado.
Infelizmente, DCE promove a intimidação do manifesto e da intolerância ao invés do debate intelectual.

Anônimo disse...

E por falar em coisas deletérias,como:

- PT;
- FORO DE SÃO PAULO;
- FARC;
- CHÁVEZ;
- EVO (I)MORALES,o índio de araque;
- LUGO,o "bispo" paraguaio;
- ZELAYA;
- PeTralhas;
- Mensalão;
- Ali Babá e os Quarenta Ladrões;
- MARXISMO CULTURAL;
- Relativismo Cultural;
- Politicamente Correto;
- Ateísmo/Esquerdismo:

. marxismo;
. socialismo;
. comunismo;
. nazismo;
. abortismo;
. feminismo;
. gayzismo;
. "Casamento" homossexual etc.,etc.,etc.


Vejam mais esta,agora,vinda dos militantes do ateísmo:

"Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009

O Terrorismo Ateu - primeiras manifestações


A avaliar pela notícia que se segue, os ateus já iniciaram as suas actividades terroristas, na Península Ibérica.

Este caso refere-se ao sul de Espanha. Mas, mas os gangs ateus são iguais em todo o mundo.

Donos de um ódio incontrolado, de um comportamento anti-social extremista, foras-da-lei e muito propensos a actos de carácter xenófobo, discriminatório, terrorista, com recurso ao crime organizado, representam uma ameaça séria que é necessário..."

Continua aqui:

http://anti-ateismo.blogspot.com/


http://neoateismodelirio.wordpress.com/2009/08/17/ateus-e-o-eterno-olhar-de-pidao-do-lado-de-fora/


Grato,caro Guilherme!!!




KIRK

Anônimo disse...

quello che stavo cercando, grazie