quinta-feira, 6 de março de 2008

Mais um Documento Oportunista do DCE

É fácil fingir não saber das coisas. E é isso que o DCE da UCS sabe fazer de melhor. Assim foi nos protestos contra a Emenda 3 e é agora no documento, entregue pela entidade para a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa. O uso institucional do DCE da UCS para fazer exigências que o governo estadual não tem condições cumprir é um atestado de falta de seriedade.

A situação calamitosa do estado já vem de tempos. Os esforços fiscais, do último governo, e deste que em que estamos, podem ser condenáveis, principalmente no que se refere ao aumento de impostos. Todos os últimos governos se valeram desta saída para tentar sanar os problemas do estado ineficiente. Alguns com êxito e outros sem.

A UERGS, criada no desastroso governo Olívio Dutra, tornou-se mais um elefante branco do combalido estado gaúcho. Mais uma fonte de despesa para o erário público. Ao invés do então governo petista iniciar um programa de inclusão de alunos em universidades privadas, resolveu criar mais uma fonte de despesas para o estado. Criou uma nova universidade pública. Os sinais de agravamento da crise do estado, naquela época, já eram mais do que evidentes. Mesmo assim o governo Olívio deixou outra despesa para seu sucessor cuidar. Não havia condições de criação de uma universidade pública no estado. Seria impossível a manter em longo prazo. O resultado esta ai. A universidade estadual esta morrendo as poucos.

O documento entregue pelo DCE faz ataques despropositados ao atual governo, tirando suas próprias conclusões sobre os motivos que levaram o governo a deixar a UERGS de lado. É muito simples. A UERGS, a esta altura, não é viável. Como grande parte da estrutura estatal não é.

O documento também apresenta uma série de reivindicações ao governo. Exigências que os integrantes do DCE sabem que não serão cumpridas, por motivos mais que evidentes. Não há caixa para bancar mais despesas no estado.

Ao contrário do DCE, o Blog Direita da UCS não tem reivindicações a fazer ao governo. Tem apenas uma idéia para outro corte de despesas. Desativem a UERGS e transfiram seu grupo de alunos para faculdades particulares, pagando as despesas de mensalidades. O custo para o estado será muito menor.

Sim. É claro que ninguém no governo pretende sair por ai para propor a desativação da UERGS. E também é claro que ninguém no governo vai atender as reivindicações do DCE.

É por falar no documento do DCE, é importante, destacar o último parágrafo, que se gue em negrito. Reparem na parte destacada do texto, em vermelho. Volto em seguida.

Por isso solicitamos que a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, envie nossas solicitações à Exma. Sra. Governadora, Yeda Cruzius, e que a nossa luta por uma educação pública, socialmente referenciada seja levada adiante pelos nossos deputados e deputadas que honrem os votos da população gaúcha que exige respeito pela educação.

Voltei
"Cruzius credos"!!! Sim, o documento OFICIAL do DCE, encaminhando a Assembléia Legislativa, apresenta este grotesco erro quanto ao nome da governadora. Lembrando sempre que o nome correto da governadora é Yeda CRUSIUS. Com S e não com Z. É este tipo de representação medíocre que temos por parte do DCE. É este o nível dos documentos que eles soltam por ai. É esse tipo de analfabetos funcionais, que estão na faculdade (pasmem!) e que nem ao mesmo sabem escrever o nome da governadora, a exigir qualidade na educação. Sim, são os iletrados querendo ditar os rumos do ensino no estado. Talvez seja o caso de os educar novamente. Quem sabe o caso de voltarem ao ABC. A faculdade não é o lugar desta gente. Sim. A educação no Brasil é uma porcaria. E este "documento" escrito por "universitários" é uma grande prova disso.

7 comentários:

Unknown disse...

Essa governadora é tão ruim que não merece nem que seu nome seja escrito certo.

E tens razão e "Cruzius Credo", mesmo. Esse governo é o fim o Rio Grande.

Anônimo disse...

Este pessoal do DCE tem algo contra o bom portugûes.

O que fazem os integrantes da gestão que cursam Letras?
Vão pra Universidade pra comer merenda e fazer manifestos?

Sobre o quesito administração da Yeda, concordo em parte que não está bom não!!!

Anônimo disse...

O DCE, pensava eu antes de entrar na universidade, servia ao interesse dos estudantes. Grande engano. Além de não ter representatividade (sim, os votos que os colococaram ou mantiveram no poder sairam em maioria de alienados), o DCE curiosamente se preocupa mais em se prostituir a pártidos políticos do que em manter a qualidade na própria instituição. Ideologia é uma coisa. Todos tem uma. Mas, independentemente dela, um estudante deveria lutar por qualidade na própria universidade. É lastimável o que acontece. Preocupam-se com a UERGS quando quem precisa de atenção ante os desmandos da atual administração é a UCS.
Isso é ser de esquerda?
Não quero. E nem quero ser de direita. Quero ser um estudante capaz de melhorar sua universidade.
O problema é: como fazer isso sem se misturar a essa corja?
O DCE deve cair. E a eleição deve ser tomada como guerra. Só assim teremos alguma chance. Só assim talvez os estudantes consigam, em algum futuro não muito próximo, serem levados a sério.

Anônimo disse...

Porra.
Eu sempre escrevi "Crusius"...

Unknown disse...

Putz o "primeiro anônimo" vem falar de erro de português e acentua a letra "u" de português, fica difícil, né?

O "segundo anônimo" chama seus próprios colegas de alienados. Mas espera, eles votaram então por que são alienados? Será que o seu "anônimo" participou do processo??? Acho que não, já que foi chapa única.

Agora ele fala em participar, que a eleição será uma guerra. Será que ele está interessado nas eleições do DCE mesmo, ou esse interesse é devido as eleições de outubro???

Muito a se pensar...

Anônimo disse...

erro de digitação é muito diferente de erro grotesco de português!!!

Anônimo disse...

trabalho em um faz de conta da uergs em alegrete, me arrependo até hoje por que não sai fara desse buraco sem fundo e para piorar acabaram com os cursos visavam o desenvolvimento tecnologico para colocar um curso voltado para AREA SOCIAL (PEDAGOGIA OU VULGO GRADUAÇÃO EM FOFOCAGEM). MAS UMA COISA EM QUERO VER ESTA MERDA CHECHAR AS POTAS E QUERO VER BEM DE LONGE DAQUI PORRA, E QUE CORRIGIR ALGUM ERRO DE PORTUGUES QUE VENHA DISCUTIR A PROXIMA FOFOCA OU PUCHAR O SACO DESTES PETISTAS DESTA MALDITA REITORIA TRAIDORA.