terça-feira, 9 de novembro de 2010

Gestão Questão de Ordem Tranformou o D.A de Direito em Referência na UCS

Um dia, quem sabe, o DCE da UCS venha a ter a mesma administração que se pratica no D.A de Direito. Enquanto esse dia não chega os estudantes do maior curso da UCS contemplam um estilo de gestão que é único em toda a universidade. Nos últimos dois anos o D.A de Direito vem sendo administrado pelo grupo Questão de Ordem, do qual este escriba tem orgulho de ser um dos fundadores e, nas horas vagas, colaborador.

A Gestão Questão de Ordem pegou um D.A jogado as traças e utilizado politicamente para interesses partidários. Em pouco tempo o tornou um exemplo de gestão, trabalhando conjuntamente com o Centro de Ciências Jurídicas para promover a qualificação do Curso de Direito. Os resultados podem ser conferidos por qualquer um. Horas complementares generosas com palestrantes qualificados. Nos últimos dois anos passaram pelos Congressos, Semanas Acadêmicas e Aulas Inagurais, nomes reconhecidos no cenário jurídico e político nacional como Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Cezar Saldanha, Percival Puggina, Denis Lerrer Rosenfield, Luciano Timm, Carlos Chiarelli, José Luiz Ferreira Prunes e outros tantos. O uso político foi substituído pelo uso acadêmico e quem venceu foram os estudantes de direito.

A Gestão Questão de Ordem promoveu os dois maiores Congressos de Direito da história do Curso. Ao longo do ano os estudantes tiveram possibilidade de se inscrever em eventos promovidos ou apoiados pelo D.A que contabilizaram cerca de 205 horas complementares. Além de atividades acadêmicas o D.A apostou em atividades de integração como festas, jantas, jogos estudantis e viagens jurídicas. A sala do D.A, antes um cortiço que fedia a haxixe, foi reformada duplamente, tornando-se funcional e convidativa aos alunos. No campo de cooperação entre o D.A e o CCJU, houve a promoção de melhorias na área técnica no bloco, com aquisição de novos computadores para os laboratórios de informática e a instalação de tomadas em todas as salas de aula facilitando a vida dos usuários de Notebooks.

Ao longo de dois anos a Gestão Questão de Ordem produziu avanços consideráveis no Curso de Direito. A politicagem, tão presente nos assuntos do DCE, passou longe do D.A de Direito, que se tornou, para sorte dos alunos, um bastião de resistência a manipulação ideológica e um forte do estímulo a integração e qualificação acadêmica. O voto na Chapa 2, Questão de Ordem, para o comando do D.A de Direito em 2011, é imperativo para que esse trabalho tão meticuloso e bem construído tenha continuidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Um novo D.A, um D.A sem prestação de contas, sem atividades complementares, sem congressos, e atualmente com um desfalque da oredem de R$1.000,00, causado por um não integrante da nominadata muito menos da própria gestão, que se apropriou indevidamente do montante descrito acima, sem que a entidade toma-se as devidas providências .
Tal fato impossibilitou a prestação de contas prevista no estatuto da entidade, que deveria ser efetuada antes das eleições.

Um D.A descuidado com o patrimonio dos estudantes, aja vista, o desaparecimento de mais da metade do acervo da bibliotéca, que sem controle algum de retirada facilita a depreciação do patrimonio.

Trata-se da Questão de Desordem.

Tiago Tessari disse...

O colega, infelizmente, além de desinformado é covarde, pois faz alegações sem propriedade e esconde o nome.
A Gestão Questão de Ordem 2010 realizou mais de 200 horas complementares, e realizou o X Congresso de Direito. Está ai, para todos verem, o que prova, desde o início, que o colega é metiroso. Quando ao "desfalque" realizado pelo não integrante da gestão inexiste, caberá provas.
Nossa biblioteca foi toda doada à BICE tendo em vista que a Doutrina mais nova datava de 1975, hoje temos lá dezenas de códigos a disposição dos colegas, e você, "Anônimo", já deve ter utilizado, são todos atualizadíssimos.
O D.A. de Direito, hoje, é um espaço agravável, aberto, iluminado, bem diferente de anos anteriores onde o café era uma lavagem e o espaço era fétido, realmente lamentável e repugnante.
Caro colega "Anônimo", informe-se depois largue palavras ao vento, estamos à disposição.
A Gestão mudou a cara do D.A. de Direito, e para melhor, bem melhor, caso contrário a oposição não teria tomado 3 "laços" seguidos nas eleições.
Saudações,
Tiago Tessari
Presidente Reeleito D.A. Direito

Amanda disse...

Como ex estudante de direito, posso testemunhar que vi e senti as mudanças no DA desde que a gestão da questão de ordem entrou no comando, apoiada 100% por mim, pois senti na pele o que era entrar na universidade sem ter noção de como era, e encontrar em um diretório acadêmico um local fétido, com a bibioteca do Da transformado em um "motel", e com material político, que hostilizava quem não era do PT, ou simplesmente não queria saber de política, e sim de direito. Em meu ultimo ano no curso do Direito, tinha orgulho e vontade de entrar no D.A. como estudante e aproveitar a essência do que um diretório acadêmico serve, para acolher os estudantes, e não para envergonhá-los. Parabén pelas vitórias consecutivas e espero que continuem na gestão por muitos anos, pelo bem dos alunos.