quinta-feira, 24 de julho de 2008

ENED 2008 - "Pela Carnavalização do Direito"

Diogo Biano esteve no ENED. Ele nos traz uma compilação de alguns momentos do evento, introduzidos por comentários seus e meus. Assistir a todos os vídeos é tarefa árdua. Se não conseguirem, é perfeitamente compreensível. Seguem.

Eis o que alguns participantes faziam para agüentar as palestras.


Neste, uma boa idéia do nível das apresentações musicais do ENED 2008. Resume o espírito do evento.


Agora, o esboço de produção teatral encenado por integrantes do MST. Excetuando-se os organizadores - alguns organizadores, melhor dizendo - ninguém entendeu nada. Não houveram aplausos voluntários, apenas quando Gabriel F. Neves pediu reconhecimento pela apresentação da “companheirada”. Chamou mais atenção e fez maior sucesso o “baleiro”, que aparece aos 20 segundos de vídeo. Ele distribuiu balas no primeiro dia do ENED, para divulgar sua peça teatral que seria apresentada à noite. As palestras, eventos, atividades “culturais” e qualquer outra coisa de cunho ideológico tinham o poder de causar dois efeitos aos que as presenciavam. O mais ameno era o sono. O mais profundo, a demência, como poderão observar nos vídeos de logo mais. Desta forma, preocupado com minha sanidade, evitei a peça teatral do “baleiro”.


No próximo vídeo, ganha um doce quem provar que nessa manifestação “dos estudantes de direito” tinha mais estudantes do que integrantes de grupos baderneiros. O pessoal cantava com voz afetada:

“Ministério Público, que papelão
Fazer política através da repressão”

...chamem o Cel. Mendes!


Tomem fôlego, que aí vem mais. Nossos valetes mostram o quanto gostaram da cantoria do pessoal da PUC no EGED em 2006, que entoava o clássico “Quem não pula é governista” . É claro que reeditaram a música para servir a seus propósitos galhofeiros.


E quem não poderia faltar a um circo desses? O desembargador Rui Portanova, claro! E continua conseguindo infernizar qualquer um com as besteiras que fala. O refrão da música reflete muito bem o que ele faz com o público das palestras: INFERNIZA! Não perdi meu tempo ouvindo a sua. Na verdade, o ENED foi muito bom pra aprender a selecionar o que se ouve. Imagino que tenha repetido temas de outras palestras, tais como a idéia de se fazer uma revolução contra o que existe de ruim no país hoje: bancos, neoliberalismo, FHC, FMI. É lamentável a posição do desembargador. Não é primeira vez que se rende à luta política e ideológica. No EGED, pediu que os participantes se filiassem em partidos de esquerda. Ele deveria ser comedido nas palavras, em uma atitude imparcial, no decoro pedido por sua posição de magistrado, sem expor sua opinião contra os bancos e o sistema financeiro (ou que se declare impedido ao julgá-los na corte). Mas não. Rui Portanova nos INFERNIZA com sua ladainha ideológica.


No seguinte, aquele velho blá blá blá de sempre. Quadrúpedes acusando o “direito” de estar “desconectado da realidade social”. Mais adiante os senhores verão o que essa gente quer fazer com o direito. E verão também que não estão tão longe disso.

Alias, Rui Barbosa, esteja lá onde estiver, deve chorar pelo uso depravado da norma culta padrão do bom português.


Aqui, vemos alguns estudantes mais interessados.


Os dois próximos vídeos são particularmente perturbadores. Mostram a noção de direito que essa gente tem. Entoando um refrão soviético, os falastrões esquerdistas avançam com a balburdia pela cidade. Cantam em coro:

“Recua polícia, recua;
O poder popular esta na rua.”


E a seguir, o efeito que as palestras e atos culturais do ENED têm sobre as pessoas. Vejam o estado do sujeito:

Nesse vídeo, aos 11 segundos, todo o interesse de quem “assistia” às palestras. Feito pelos visitantes da PUC-PR, retrata a verdadeira intenção da grande maioria dos presentes: "BEBER, CAIR E LEVANTAR!!!" Confira aos 43s.

Cardíacos, evitem os próximos links. São emblemáticos. E são a prova de que o estudo e o conhecimento não estão previstos entre as atividades do ENED. Eles se propõem, como disse a moça que aparece no último vídeo, a lutar pela “CARNAVALIZAÇÃO DO DIREITO”. O que eles querem é o direito a base do “ZIRIGUIDUM”.

11 comentários:

Anônimo disse...

Você é o cara mais idiota que tive conhecimento nos últimos tempos!!!
Crítica pela crítica...arregasse as mangas e faça alguma coisa concreta!

Anônimo disse...

que criatividade e tempo tu tem, pena que os utiliza para coisas inúteis!!!

Unknown disse...

Guilherme cada dia você é mais patético.

Por que tu não mostra um pouco da tua campanha para vereador aqui?

Será que você é um anti-candidato ou não tem nada para dizer mesmo?

Lady Baginski disse...

ahuahauhau

Eu ri. Post admirável...

vou ser sincera, colega, eu não assisti os vídeos, porque fiquei com medo do que poderia aparecer...

Na segunda-feira eu já vi o que seria o ENED quando surgi na frente do Bacharel's e estavam ouvindo um funk demoníaco e tocando pandeiro simultameamente e ao mesmo tempo! Isso foi a gota d'água pra mim.

Me condenem, eu sou preconceituosa, xenófoba e tenho todos os defeitos do mundo, mas, pelo menos uma coisa de vez em quando... O bom senso de saber que no ENED poucos sabiam o que quer dizer a palavra palestra e os que sabiam, devem ter mudado o conceito dessa palavra depois de assistirem alguma das referidas.

*medo*

Graças ao algum deus que aquele pandemônio na UCS durou só uma semana...

Edgard Freitas disse...

Puta que pariu. Eis a prova viva da crise do ensino jurídico....

Pedro Henrique disse...

Com todo respeito aos amigos donos do Blog, Caxias do Sul era um excelente lugar para cair uma bomba atômica no dia do ENED.

Lady Baginski disse...

Não era má idéia a bomba, mas...

Onde eu iria estudar depois, colega?

ahuahauahu

Que crise a que vivemos atualmente...

Anônimo disse...

Eu ainda não entendi uma coisa, era ENED ou encontro do MST?
que merda é essa? só tem gente usando vermelho...
O MST devia ser usado pra testar as novas armas do exército!
ahauahuahuahauahauahuahauahuahua
bando de baderneiro anarquista...

Unknown disse...

O pessoal oba-oba nos inferniza com um desembargador que é amiguinho de terroristas, narcotraficantes, sequestradores e assassinos das Farc. Realmente estamos vendo o nível de caráter desse pessoal. É a ralé bolchevista canalha, que desde 1917, ameaça nossas liberdades e, ainda, banhar o mundo de sangue, como sempre. Os "pacifistas" seletivos maconheiros, fedorentos, piolhentos, porcos e promíscuos não movem um pio pela Geórga que está sendo pisada pela Rùssia. O negócio mesmo é ódiar os gringos. Raça porca, imunda, pestilenta e ignorante. E ainda falam de tortura do regime militar, quando na verdade, defendem a ditadura de Fidel Castro e o narco-terrorismo na Colômbia.

Unknown disse...

Você é o cara mais idiota que tive conhecimento nos últimos tempos!!!


Conde-Puxa, falou o maconheiro bebum "inteligenti". . .



Crítica pela crítica...arregasse as mangas e faça alguma coisa concreta!


Conde-"Arregasse"? O país está uma merda mesmo! Esse aí é eleitor de Lula.

Blog Nacional disse...

eu participei do ened 2008, e posso dizer que 90% das pessoas só queriam aproveitar a viagem e ir paras as festas. Não há nada de direito nesse evento, o que há é apenas ideologia de esquerda. Mas é feita pela minoria das pessoas que vão. É mais política que direito, uma verdadeira lavagem cerebral e atraso o que aconteceu no ened 2008, mas posso garantir que 90% das pessoas não liga pra isso, foram lá sabendo de tudo isso
mas foram só pra curtir , eu faço parte dos 90%.