segunda-feira, 2 de junho de 2008

Agora Eles Se Consideram Pluralistas

Fui parar no jornal do DCE por conta da nota que dei ao reitor por seus dois anos de gestão na UCS. É o ponto mais baixo que já consegui alcançar em todo esse tempo escrevendo para blogs, sites e jornais. É claro que não pedi para estar lá. A editoria (eles tem editoria?) do jornal catou uma opinião minha em um tópico da comunidade da UCS no Orkut e publicou sem me informar. A alegação de um dos integrantes do DA é que como é um espaço público não havia problema de me citar Outra alegação do mesmo integrante é que com isso o jornal mostra o quanto é pluralista. Eu diria que com isso o jornal mostra o quanto é cara de pau. Eu prefiro que se assumam como partidários do que finjam promover debates acadêmicos, coisa que não fazem.

Além de não ter sido informado do uso de minhas palavras, meu comentário foi editado. Não chegaram a distorcê-lo (surpreendente), mas limaram uma boa parte (a melhor) da crítica ao reitor. O “pluralismo” deles é ceder a um dos lados 4 linhas de opinião editada e ao outro páginas e páginas de propaganda descarada, além de eventos políticos que dominam o ano acadêmico inteiro.

Segue em negrito meu comentário na comunidade da UCS sobre a avaliação do reitor, desta vez na íntegra. Clique aqui para o ler o tópico na comunidade da UCS.

Acho que tem sido bastante aberto ao dialogo. Isso lhe da e tira nota. Uma vez que ouve os estudantes. Ao mesmo tempo parece ser complacente demais. Como reitor eu jamais toleraria invasões na reitoria.Acho que é transparente na administração e concordo com seu posicionamento contrário a federalização da UCS, assim como a abertura do conselho para escolha do reitor. Como reitor, fala pouco, o que é bom. Reitores faladores, como da UFRGS, geralmente causam problemas.Por isso a nota 6.

2 comentários:

Anônimo disse...

Guilherme
tens críticas ao DCE e ao DA de Direito não é mesmo? Por que então não faz oposição aos mesmos! Essa semana eleições ao DCE estão acontecendo e a chapa é única, por que não estás a frente de uma chapa defendendo tuas idéias? Essa repetição de argumentos que fazes é apenas retórica! E como retórica não tem influência alguma na alteração de qualquer contexto.
Se tens tantas críticas é porque tens uma proposta melhor de atuação, não é mesmo? E se tens, apresente a mesma aos estudantes!
E vamos ver o que os estudantes tem a dizer!

Anônimo disse...

Obviamente se têm críticas ao DCE. O "anônimo" crê que recepcionar o MST na Universidade traz algo de útil ao estudante. Que fazendo "acordinho" com o reitor para acampar na reitoria, com o pretexto diminuir as mensalidades, vai demonstrar o quanto são ativos em sua "causa". O blog discorda disso. Digo mais e pior: o estudante discorda de grande parte dos eventos do DCE, excetuando-se a farsa da "invasão" da reitoria, e showzinho nacional. Tome-se como base a quantidade de gente que pôde se ver quando da presença do MST na universidade, bem como apresentações no Centro de Convivência.

Falo por mim, não pelo editorial do blog, mas creio que o fechamento das portas do DCE seria a melhor opção. Não preciso de representação "pluralista", bem como tendenciosa e ideológica!!!

Queres saber por que não há oposição? Repito: o estudante da UCS em sua grande maioria não dá a mínima para o movimento estudantil, bem como para sua representação. Falo mais: a pouca importância que alguns davam, está cada vez mais diminuindo.
Quem discorda dessa opinião, me apresente o número de votantes das ultimas 5 eleições, incluindo e que está em andamento.

Quanto à nossa (minha) proposta sobre o DCE, não muda de acordo com a opinião dos outros, e sim segue uma idéia do que, para mim seria a melhor opção. Digo melhor ainda, abram uma sorveteria na sala do DCE, que verão maior movimento diário, excetuando-se os mesmos de sempre.

Quanto ao que os estudantes têm a dizer, eles não têm nada a dizer, excetuando-se os poucos (quase ninguèm) participantes.