domingo, 21 de novembro de 2010

Movimentação Comemora Uma Vitória Que Não Houve

Do modo como o resultado das eleições do DCE da UCS vem sendo divulgado por ai fica-se com a idéia de que a Chapa 1 - Movimentação, teve uma grande vitória. Os números, entretanto, demonstram o contrário, revelando uma situação eleitoral que, no mínimo, deveria ser levada em consideração com bastante preocupação pelos integrantes do grupo que recebeu o maior número da votos. A infantaria miliciana pode até estar soltando foguetes mas duvido que o alto-comando da Chapa 1 não veja o resultado, do ponto de vista eleitoral, como um tapa na orelha.

Uma boa forma de se observar a situação periclitante da Chapa 1 é comparar o seu desempenho nesse ano com o seu desempenho ano passado. Na última eleição, em que foi derrotada, a Chapa 1 obteve 2597 votos. Esse ano, ano em que se intitularam "vencedores", obtiveram 2.350. Menos pessoas se dispuseram a votar nessa nominata. Se observarmos, entretanto, os números da Chapa 2 observaremos que ano passado, quando eles venceram, obteram 2845. Esse ano a votação das Chapas 2 e 3 foi de, respectivamente 1.753 e 1.343 votos. Só um cretino fundamental negaria a evidência escancarada de que o somatório dessas chapas, que tem um mesmo perfil de eleitores, supera a marca atingida por aqueles que acham que venceram. Só uma analise escrita com ferradaduras ignoraria que a Chapa 3 capturou boa parte dos possíveis votos da Chapa 2, tendo como consequência a divisão de um eleitorado que ano passado, unido, venceu a Chapa 1. Some-se, portanto, as duas chapas e teremos 3.096 pessoas que teoricamente não votariam de modo nenhum na chapa da Graúna.

Que vitória é essa onde o grupo "vencedor" recebe menos votos que o somatário de seus adversários? Com a palavra os integrantes da Movimentação.

3 comentários:

Vini Postali disse...

Macalossi,
a chapa 2 q tu apoiou o ano passado foi rejeitada por 67% dos votantes. Nós perdemos 247 votos comparado a 2009, o "DCE por vc", q tu apoiou o ano passado, perdeu 1092. Vamos lembrar q a votação foi menor q o ano passado em 160 votos, mesmo com 3 chapas.
A chapa 3 ganhou mais votos da chapa 2 do que nosso, avalio q foram os votos ideologicos q migraram para a chapa 3. Mas não dá pra afirmar q TODOS os votos migrariam da 3 pra 2 (ou vice e versa).
A chapa 3 era a novidade da eleição, assim como era a chapa 2 ano passado quando perdemos por 249 votos de diferença. Isso q tinhamos um desgaste de 4 anos e meio de gestão.
Conclusão: a chapa 2 apanhou, foi surrada nas urnas como reflexo da eleição. Disputando o voto anti-chapa 2 haviam duas chapas, uma conhecida e outra novidade. Ganhou a conhecida pelo trabalho de oposição de 1 ano,
vencemos sim a eleição.
Cabe agora conhecer o quoficiente eleitoral e ver o tamanho de cada chapa.

Vini Postali disse...

Para conferir os números de 2010:
http://eleicoes.dceucs.com.br/

e os de 2009:
http://comissaoeleitoraldceucs.blogspot.com/

Vini Postali disse...

Ah, na cidade universitária a chapa 3 ficou atras da 2 com uma diferença de 47 votos!!!
BAFÃO NA ORELHA!
heheh