quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O Novo que a Chapa 1 do D.A de Direito Tenta Vender é Aquilo que Há de Mais Caquético

Estive hoje na UCS para sentir o clima da eleição para o Diretório Acadêmico do Direito. O fato mais interessante foi receber o material de propaganda da chapa de oposição que está concorrendo ao D.A.

O neoesquerdismo, ao que consta, elegeu o desconhecimento do passado, por parte dos alunos, como ativo eleitoral número um. Apostam na desconstrução das realizações da atual direção do D.A para sonegar o seu envolvimento programático sistêmico não só com os integrantes da Chapa 1 que disputa o DCE, como com os antigos integrantes da Chapa 1 que comandava o D.A. Os alunos mais novos, que chegaram na UCS esse ano, ou no início do ano passado, não fazem idéia da diferença monumental existente entre o D.A de dois anos atrás e o D.A de agora. O arquivo deste blog pode ser uma ferramenta bastante interessante para fazer o devido reparo histórico. Ainda assim, bem por cima, vou relembrar algumas das realizações dos valentes.

Nas horas complementares era comum o uso da entidade para trazer não só palestrantes idenfificados com a causa esquerdista (um dos palestrantes do Encontro Gaúcho dos Estudantes de Direito, realizado pelos antigos administradores do D.A, chegou a pedir, durante a sua palestra, que os estudantes de direito se filiassem a partidos políticos de esquerda), bem como promover atividades de cunho ideológico que nada tinha relacionado com o ensino jurídico. Entre os video debates anunciados nas agendas do D.A da época, devidamente escaneadas e postadas no arquivo deste blog, estava um patrocinado por Hugo Chávez, chamado "A Revolução Não Será Televisionada". Certas atividades ditas "acadêmicas", eram tão despropositadas em seus objetivos acadêmicos e tão claras em suas finalidades políticas que a direção do Centro, por muitas vezes, negou que fossem dadas horas complementares a tais atividades.

Antigamente o D.A de Direito funcionava também como instância politica de certos grupos. Não era raro observar material de campanha de candidatos na sala do D.A ou cartazes de cunho político organizados e distribuidos tanto pelo MST quanto pelo próprio PT. Tudo está devidamente publicado no arquivo deste blog com fartura da provas.

O D.A já foi, outrora, uma entidade distante dos acadêmicos e próxima dos bagunceiros com filiação partidária. Dois anos atrás o parceiro mais próximo do D.A de direito era o MST. Hoje é a OAB de Caxias do Sul. Essa mudança de atitude rendeu bons frutos não só para os estudantes do Curso de Direito, mas para o Curso de Direito em si. É só perguntar aos alunos que estão no curso a mais tempo. Não é preciso acreditar em mim.

3 comentários:

Anônimo disse...

Um tanto quanto suave esse post. Mas o fecho é pertinente. Não há como não reconhecer a diferença entre o que era e o que é o DA do Direito. Após afastados os Partidários radicais, sustentados não se sabe bem por quem, mas o MST tem participação efetiva, assim como a sigla estrelada, o DA mudou o perfil. E significativamente. Hoje tem postura, perfil e não caricatura. Basta ver alguns fiscais - um vindo do campus 8 - e se entenderá tudo. Tem até estagiário pago com verba pública, fiscalizando. Querer tomar o DAPVAL é agora uma obstinação. Mas, não vão levar. Retroceder jamais. O DA há de ser um reduto de resistência.

Anônimo disse...

Foi só eu que vi pessoas q não estudam na UCS, mandadas pelo PTB e PP, pra fazer campanha pra chapa "questão de ordem"???
O presidente do DA é filiado a qual partido mesmo?
é cargo de confiança da onde mesmo?
a gerusa colombo é de qual partido mesmo?
não me venham com as bobagens de apartidarismo!

Anônimo disse...

Partidarismo e partidos há em tudo. A Reitoria é um exemplo mais que evidente. O que não pode haver é radicalismos e enraizamento de energumenos travestidos de militantes, sem ao menos saberem o que fazem em nome de seus "sustentadores".
Tem ex-aluno e coordenador de curso e outra "faculdade" que pensa ser o gênio dos gênios mas não passa de pelego fisiologista, parasita, e ainda agita na UCS.
Não para por aí. Tem muito mais, mas virá à luz na hora certa.