sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A QUEDA DA ESQUERDA NA UCS, OU A MORTE DA GRAÚNA E O FIM DO SHOW DO BOZO

Em placar apertado de 2845 a 2597 a Chapa 2 - O DCE Por Você,vence as eleições do DCE da UCS e acaba com o domínio esquerdista que perdurava sob a entidade a anos.


Cameras desligadas. É o fim do show.


Os alunos da UCS finalmente acordaram para a realidade da universidade e fizeram ruir, através do voto, o castelo de cartas montado pela DS petista dentro do DCE da UCS. É mais uma derrota homérica que esquerda sofre no lastro de outras que já incluem a perda do DCE da UFRGS para o MEL. Os peões da politicagem aos poucos são varridos e o movimento estudantil, aparelhado por embusteiros, dá sinais, ao menos no RS, que começa a se libertar das amarras do atraso esquerdista.


A derrocada da Movimentação começou no dia em que a gestão Questão de Ordem venceu as eleições do Diretório Acadêmico do Direito e imprimiu naquela entidade, até então jogada as baratas, uma gestão profissional que priorizava o acadêmico de direito e não o partidarismo político. E desta forma se demonstrou cabalmente que o movimento estudantil pode ser sim feito de maneira séria, sem baderna, sem interferências partidárias, sem sectarismo e sem lavagem cerebral.


A vitória da Chapa 2 é ainda mais significativa pois do outro lado não estava um grupo dividido em correntes concorrentes mas um grupo forte e unido em seu objetivo de se perpetuar no comando do DCE. É também salutar o fato de que por 2 anos a Movimentação concorreu sozinha nas eleições do DCE. Aqueles que se intitulavam donos do movimento estudantil precisaram hoje engolir o fato de que diante do contraditório seus argumentos pobres não se sustentam sob as quatro patas. Foi sim uma eleição difícil. O resultado desse confronto pode se observer nos resultados. Com vitórias espalhadas para ambos os lados em todos os blocos da universidade e das campi-núcleos. Há, no entanto, em que se pese os resultados extremamente positivos em Blocos como o F, onde a Chapa 2 venceu de 248 a 153, e o V, onde a Chapa 2 venceu de 362 a 193, que se reconhecer que foi no Bloco 58, do Direito, onde a eleição foi realmente vencida. A acachapante vitória da Chapa 2 resultou no placar de 538 a 218. Uma diferença expressiva de 320 votos em relação a Chapa 1. Esse resultado admirável se deve, em boa medida, a incansável campanha empreendida pelos integrantes da Chapa 2 – Questão de Ordem, em casarem os votos das duas Chapas 2. Esse foi o diferencial que possibilitou a vitória. E em que pese a noite ter reservado a grande maioria das atenções para a disputa do DCE chegará o momento de se analisar a reeleição do grupo que comanda o Diretório Acadêmico de Direito e a influência que o fruto do trabalho desse grupo, ao longo do ano, gerou nestas eleições do DCE.


Como se viu foi uma eleição apertadíssima onde veio a se sobressair novamente o esforço individual de cada um dos componentes deste grupo denominado Chapa 2 – O DCE Por Você. Não se pode negar, esconder, ou diminuir a importância que figuras como Tiago Bressan, João Leoni Ramos, Diogo Biano, Elias Vanin, Tiago Tessari, Lucas Rocha, Leonel Ferreira e outros tantos tiveram na constituição dessa vitória histórica. Somando-se a isso uma expressiva militância composta por pessoas dedicadas que deram sua cara a tapa e buscaram a todo momento o voto dos acadêmicos dos mais variados cursos. Foi bom poder ver novamente velhos integrantes do DCE participando e ajudando os novos a construir a vitória.


Por fim, mas não menos importante a vitória da Chapa 2 é também o fim de um ciclo e o início de outro. Institucionalmente o DCE precisa ser reerguido. Aos vencedores é preciso o comprometimento para tornar a entidade novamente independente da vontade deste ou daquele partido. Aproximar novamente o estudante de sua representação. Se fazer atuante nas demandas dos acadêmicos que passam também pela qualificação da universidade como um todo. Essas e outras bandeiras, como a segurança dos acadêmicos dentro da cidade universitária, precisam estar em pauta permanentemente.


Essa vitória, e não deixaria de comentar isso, é por fim, também a vitória deste blog. Por muito tempo essa modesta página de internet, escrita com a colaboração de uns poucos, foi a única oposição existente dentro da universidade inteira. E se havia um propósito com a criação deste blog era exatamente este de algum dia narrar os fatos que levaram os estudantes da UCS a alvejarem a Graúna que posou sobre o DCE e acabarem com o circo montado pelo Bozo em plena cidade universitária. Hoje, dia 4 de dezembro de 2009, essas metas foram alcançadas. Para mim, e outros, como Gonçalo Peter, Elias Vanin, João Leoni Ramos e Diogo Biano, sair da universidade com o Diretório Acadêmico e o Diretório Central de Estudantes em boas mãos é um presente de despedida indescritível. Felizmente aquilo que era um sonho inacreditável hoje se transmutou em fato concreto e real. Comemoremos.


8 comentários:

Anônimo disse...

Jura que tu acha que ganhou algum voto por causa deste blog escroto.

Anônimo disse...

É isso aí Guilherme!! Como aluna do Direito da Ucs tenho verdadeira felicidade ao ver cairem aqueles que por muitos anos comandaram o DA e DCE como se fosse um palanque petista, que não se importando nem um pouco com os estudantes que deveriam representar. O DA de direito mudou radicalmente para melhor no ultimo ano, as pessoas que o comandam são 100% melhores, inclusive mais simpáticas, pois a gestão anterior praticamente expulsava os estudantes que não concordavam com o PT, eram grossas e totalmente incompetentes. O que nos resta agora é esperar que assim como os estudantes, o BRASIL acorde para o que está acontecendo e tome uma decisão para o bem de todos!! Parabéns a todos os integrantes e tenho certeza que o DA e DCE está em boas mãos!!

Anônimo disse...

agora o DCE vai virar um lugar engomadinho e brilhante, mas vazio de espírito universitário... Boa sorte, vão precisar... DCE não é brincar de Grêmio Estudantil...

Biano disse...

Quando as dores de cotovelo iniciam, começa-se a defender aquilo que os fez sairem do DCE...

Saiba que vocês perderam sim pra chapa engomadinha, e BRILHANTE...Aliás, tão brilhante quanto a vitória...O estudante gosta disso, tanto que elegeu isso pra representar eles no próximo ano!!!

Anônimo disse...

Higiene é uma questão de saúde... não de classe social. Ao DCE que está deixando o poder e aos seus partidários: estudante não é necessariamente um miserável (alguns o são, em espírito). Estudante pobre não precisa ser sujo. Nem caricato. Nem burro. Nem maconheiro. Nem vagabundo. Nem "companheiro". Nem ignorante. Nem massa de manobra. Entre tantos outros adjetivos. O brilho a que vocês se referem não é um brilho engomadinho. Não é o brilho que diferencia classes sociais entre si (aliás o que o faz é a condição enconômica - pobre pode ser limpo!) isso que vocês estão vendo. É o brilho da virtude, que diferencia o certo do errado. Fim da linha para o oportunismo. Agora algumas pessoas vão ter que desistir de suas "carreiras políticas" e voltar a serem estudantes. Para alguns ainda é tempo. Se nada der certo, cobrem do PT sua aposentadoria. Parabéns aos bravos do Direito que começaram uma revolução verdadeira (sem MST, partidos políticos e quebra-quebra). Parabéns a UCS. Que o DCE represente os estudantes (estudantes - não militantes) no processo de escolha do novo reitor.

Anônimo disse...

Brilhante e de fora da UCS né, TODOS os fiscais nas urnas fora o 58 NÃO ERAM ESTUDANTES DA UCS! Vcs enganaram os estudantes com um debate xulo, rebaixado e tosco!

Anônimo disse...

Cameras desligadas?HAHA
o show só começou! mostraremos oq é ser oposiçao e não essa coisa ridícula que a direita guasca foi!

Alexandre Pereira disse...

Grande DCE, promovendo festinhas, e palestras administrativas.

Grande povo formador de opiniões que sairá dessa escrota administração direitosa!