quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Exclusivo Blog Direita da UCS – "Proposta Oficial" de 8,8% de Aumento era um Engodo

Ontem o DCE realizou o já tradicional ato contra o aumento de mensalidades. O episódio merece algum comentário, apesar dos relatos dando conta de que houve baixa participação dos alunos em apoio ao movimento. Esse ano, ao menos, o DCE não se aventurou a invadir as salas ou permitir que baderneiros ofendessem os alunos do alto de carros de som. A baixa participação dos alunos demonstra que o DCE em Movimentação esta mais parado que nunca e não motiva mais ninguém a participar de suas já poucas atividades. Se ano passado houve adesão ao movimento ela parece mais estimulada pela baderna generalizada promovida do que pela motivação plantada na mente dos alunos por aqueles que deveriam os representar.


Hoje a tarde a UCS definiu o aumento das mensalidades em 6,8%. Não era surpresa pra ninguém, nem para o próprio DCE, de que haveria um aumento. Há uma mentira estrutural na base dessa palhaçada promovida pelo DCE. Nunca houve uma proposta oficial da UCS de aumento de 8,8% nas mensalidades. O que houve, e o editor desta página conseguiu na lista de e-mails do DCE, foi uma reunião do Conselho Universitário, com a presença de integrantes do DCE, onde foi colocado para a entidade que haveria um aumento nas mensalidades e que mercadologicamente esse aumento poderia variar de 5,7% a 8,8%. O DCE, ignorando propositalmente qualquer outro número pegou o índice de reajuste mais alto e o divulgou como se fosse o índice de aumento proposto pela UCS. Vamos aos trechos do e-mail que entregam essa manipulação barata e que vão em sua versão original, com o português mais barato ainda. Trechos do e-mail em itálico, intervenções minhas em negrito:


Colegas

Nesta sexta-feira ocorreu uma reunião do DCE com o reitor Izidoro Zorzi e com o Pró-reitor Administrativo Chissini. Essareun ião foi convocada por eles na quinta-feira (um dia antes) e o assunto era aumento das mensalidades. Na reunião os representantes da UCS colocaram a situação financeira da UCS, que na opinião deles tá muito ruim, por causa da diminuição das receitas acadêmicas (mensalidades).


Assim a reitoria apresentou estudos que apontam que as mensalidades devem ser aumentadas entre 5,74% e 8,8%. E disseram que defenderam o valor de 7% no Conselho Universitário (Consuni) e Conselho Diretor.


Até aqui tudo normal. agora notem como segue o próximo parágrafo onde só é informado a hipótese de aumento máximo como proposta da Universidade.


Achamos o índice proposto, 8,8%, abusivo, de forma a prejudicar mais ainda a situação da universidade, pois fará com que os/as estudantes da UCS deixem de se matricular, contratem menos disciplinas, e até cancelem disciplinas ao longo do semestre.


Voltei


Claro. Há uma clara manobra política ai. Sabendo da possibilidade de não haver um aumento de 8,8% o DCE poderia então assumir a sua responsabilidade como vitorioso em caso de qualquer “queda” no índice jamais proposto. E isso que esta acontecendo agora. O DCE certamente se proclamará responsável pelo aumento de 6,8% e ainda poderá alegar que propôs somente o índice ajustado de acordo com a inflação. Trata-se evidentemente de uma jogada política astuta que, no entanto, parece não colar mais nos alunos da universidade, cada vez mais distantes do completo ridículo que se tornou o DCE.

Nenhum comentário: