Um tema que estará estabelecido na campanha eleitoral do DA de direito, sem dúvida alguma, é a qualificação de nosso curso. Evidentemente que é competência do Centro de Ciências Jurídicas trabalhar para o melhoramento das atividades do Direito na UCS. Não é atribuição central do DA fazer isso. A alegação constante é que o DA, sendo um canal de representação dos estudantes em relação ao Centro, precisa e deve ajudar no que puder para que o curso de Direito da UCS seja reconhecido como de destaque. Infelizmente, nem esse mínimo vem sendo feito nos últimos tempos. Em 2004, a OAB divulgou uma lista de universidades reconhecidas pela entidade por terem bons cursos de direito. A UCS não estava entre as quatro universidades. Em 2007 outra lista saiu. A UCS esta na listagem? Não. Os cursos recomendados pela OAB, no RS, aumentaram de 4 para 11 entre 2004 e 2007. A UCS nunca figurou na seleta lista. Clique aqui para conferir a lista de 2004 e aqui para conferir a lista de 2007.
Mais recentemente, o curso de direito da UCS teve seu mestrado fechado. O que tem se visto, portanto, é que ano a ano, a situação do curso de direito da UCS torna-se mais periclitante. Mesmo assim, a situação do DA insiste em fazer propagandas da “qualificação do curso”. Defendem que trazer o EGED e o ENED para Caxias do Sul são boas medidas para aumentar a qualidade do curso. Embromação. EGED e ENED tem a única função de propor a militância acadêmica, ao invés de conhecimento. Se Centro e DA tivessem o real interesse de qualificar o curso, poderiam começar por criar eventos concorrentes com a Jornada de Direito de Gramado. Cursos estes, que com austeridade, poderiam ser ministrados em Caxias do Sul. Qual evento, feito pelo DA ou pelo CCJU, pode se comparar em número de integrantes, interessados ou nível de palestrantes com o evento feito em Gramado?
Qualificar o curso de direito começa por cortar do talo qualquer panfletagem ideológica. O ENED pode ser um evento de estudantes de direito, interessados em conhecimento jurídico. O que ele não deve ser, e é o que é hoje, é uma arena para debates socialistas entre militantes de tendências esquerdistas diferentes. A situação que quer continuar a ser situação, entende que travestir os corredores do bloco 58 com bandeiras de Che Guevara é “qualificar o curso”. Eu entendo que profissionalizar os debates do curso de direito da UCS é "qualificar o curso". Se o direito na UCS precisa melhorar, precisa começar a melhorar pelas mentes que estão dispostas a representar os estudantes e o curso em si. O DA precisa se tornar eficiente para ajudar o CCJU a tornar o curso de direito melhor. O resto é gogó afiado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário