quinta-feira, 29 de março de 2007

Uma Perigosa Infecção

Leonardo Faccioni escreveu um artigo, "Novas de um D.A Emparedado". Para evitar que o leitor tenha que se deslocar ao arquivo do blog, você pode lê-lo clicando aqui. Faccioni narra sua aventura nas dependências do D.A de direito e faz uma descoberta no mínimo curiosa: um cartaz fixado na parede. Um detalhe no canto inferior direito do mesmo. Uma ligação.
Atentemos para o trecho em que Leonardo descreve o cartaz.

"Mas não desanimem, colegas! Trago, sim, uma boa nova de nosso DA. Ao nele entrar, olhem para a direita (sem conotações subliminares). Está lá – e a cena deve repetir-se noutros blocos de presidentes "mobilizados" – um belo cartaz, bastante colorido, no qual várias palavras de ordem constituem o mapa do continente. É o convite para um certo "Foro de Juventudes Políticas del Mercosur [y Latinoamérica]". Oba!, São Leopoldo abrigará uma acareação entre eleitores de Álvaro Uribe e treinees das FARC, companheiros de Evo e desempregados por sua política, beneficiários dos programas de Chávez e pessoas fichadas como oposicionistas para não serem admitidas na estatal PDVSA. Até poderemos, por fim, indagar aos socialistas chilenos o porquê de tanto amor pela economia de Pinochet – único matiz "neoliberal" desse gomo de mundo. Mas, por que as palavras são sempre ao nível de um "Socialismo" inconteste? Por que o endereço para contato, logo ao pé do panfletão, termina em "@pt.org.br"?"


O que representa esse cartaz? E esse e-mail escondido? Foi o que fomos procurar no D.A de Direito do bloco. Era importante contar com apoio visual para observarmos a existência do mesmo. Era importante registrar. Diogo Biano e Gonçalo Peter acompanharam-me até o local.

Tirar a foto não foi de todo difícil. O que, com razão, nos causou surpresa, foi a estranha reação da president@ do Diretório Acadêmico. Pessoa tão calma e que raramente se altera, ela quase perdeu o controle ao ver nossa intenção de tirar fotos do dito cartaz. Afirmou que não queria que o fizéssemos, até ser convencida por outras pessoas de que o melhor seria não interferir. Mais uma dúvida surgiu: por que essa despropositada reação?

Por ela fomos indagados. Qual o destino da foto? Qual o propósito?
Respondo. O destino: esse blog. O propósito: Esse texto.

A reação despropositada se explicou um dia depois, quando Diogo Biano começou a pesquisa que resultou nesse artigo-matéria. Baseado na preciosa observação que Leonardo Faccioni fez sobre a existência de um e-mail de contato do PT, Diogo Biano saiu em busca de mais informações sobre o dito Foro anunciado no cartaz.

Aqui, a foto do cartaz e o detalhe do canto inferior direito onde consta o dito e-mail.



Mas o que faz uma divulgação partidária dentro de um Diretório Acadêmico senão a propagação de uma idéia? Senão a tentativa de doutrinagem? O que o Foro de Juventudes Políticas do Mercosul tem a acrescentar ao conhecimento jurídico do aluno? Quais as prioridades do D.A, um foro político, como diz o próprio nome, ou um Fórum Jurídico, como o de Gramado? A resposta, meus amigos, é somente uma: o D.A atual e os dois outros que vieram antes têm como única prioridade arranjar novos eleitores para o PT. Muito me admira que a direção do centro permita propaganda partidária dentro de uma instituição estudantil. Será que o tal cartaz foi carimbado pela secretaria do centro?
Diogo Biano buscou outras fontes para provar a delinqüência descarada com que a propaganda do PT é jogada dentro de um Diretório Acadêmico.

Atente para aos trechos em negrito que retiro do site "Vermelho.org":

" Organizações da Venezuela, Bolívia e Equador, que também são membros do Mercosul, e de delegações da América Central, Caribe e Europa estarão presentes.As discussões do Fórum serão centradas em dois temas principais. O primeiro tema trata da "juventude, seus movimentos e sua realidade", o segundo "o momento pelo qual passa a América Latina", com diversos governos de esquerda e progressistas."

"A participação no Fórum de Juventudes Políticas do Mercosul é aberta a toda a militância dos partidos membros, porém, as inscrições serão feitas por delegações. Os militantes interessados em participar do encontro devem entrar em contato com a suas organizações.
A União da Juventude Socialista (UJS) e Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) tem participação destacada na atividade."

Observe também a programação. Abertamente doutrinária e absolutamente desconexa do contexto jurídico. Panfleto descarado.

" 9h – Reunião da executiva do 4º FJPM12h – Almoço15h – Entrevista coletiva com Fernando Lugo, candidato a presidente do Paraguai16h – Ato de Solidariedade ao povo Paraguaio17h – Abertura oficial do 4º FJPMConvidados: Olívio Dutra, Luiz Dulci, Manuela D’Ávila, Rafael Pops, Ari Vanazzi, Viganatti18h – Café18h30 – Mesa 1 '' A Luta antiimperialista e de integração latino Americana e Caribenha"Convidados: Valter Pomar, Dr. Rosinha21h – Reunião da executiva do 4º FJPM (jantar)22h – Atividades CulturaisConvidados: Vinicius Santos (nativismo e milonga), Os Remanescentes (samba) e Kivya (rock 60’ e 70’)."

Para ler toda a matéria direto do site do Vermelho.org basta clicar aqui.

No site da União da Juventude Socialista também encontramos informações.
Trechos em negrito.

" Durante os dias 22 e 25 de março ocorre na cidade gaúcha de São Leopoldo, o quarto encontro do Fórum de Juventudes Políticas do Mercosul (FJPM). A reunião é composta pelas juventudes políticas de esquerda da região. Os membros do Fórum tem o objetivo de debater questões relacionadas a juventude e seus movimentos e a realidade da América Latina com os governos de esquerda e progressistas."

" Haverá a participação da União da Juventude Socialista – UJS e da Juventude Socialista Brasileira – JSB, além de novas juventudes da Argentina, Paraguai e Chile. A diferenciação deste ano é a participação de organizações da Venezuela, Bolívia e Equador, membros do Mercosul e de delegações da América Central, Caribe e Europa."

Para ler toda a matéria, direto do site da União da Juventude Socilista, clique aqui.

No site da CUT também podemos encontrar mais informações a respeito do mesmo evento. Clique aqui para conferir.

Observações ainda mais flagrantes pelo site do PT.

" Juventude do PT promove Fórum Latino Americano no RS"

"A participação no Fórum de Juventudes Políticas do Mercosul é aberta a toda militância da Juventude do PT, porém, as inscrições serão feitas por delegações, desta forma, os militantes interessados em participar do encontro devem entrar em contato com a Secretaria de Juventude do PT de seu estado, caso não haja secretaria ou não esteja sendo organizada delegação, os interessados devem entrar em contato com a organização do Fórum, através do e-mail: fjpm@jpt.org.br ou do telefone (11) 3243-1392. Mais informações estão disponíveis no endereço: www.jpt.org.br/fjpm."

Para ler toda a matéria, direto do site petista, basta clicar aqui.

Observem que o PT esta interessado em criar delegações para o foro. Prioridades imperativas. Que lugar melhor para angariar gente em causas políticas do que uma faculdade? É isso que o D.A esta fazendo, usando uma faculdade para garantir público a seus eventos, provavelmente sob ordens expressas da direção partidária.

Diogo Biano ligou para o número a qual os interessados pelo Foro devem chamar. A ligação cai na direção nacional do Partido dos Trabalhadores.

Mas o que me faz pensar essa intrincada rede de manipulação envolvendo entidades de esquerda, o partido mais poderoso do país e um pequeno D.A de faculdade? Simples, basta observar a "Orientação às Secretarias Estaduais e Municipais da Juventude do PT". Em negritos, trechos do que ela contém.

" Os três primeiros encontros do Fórum foram realizados e organizados respectivamente em 2003 em Assunção pela Juventude do Partido País Solidário (Paraguai); em 2004 em Buenos Aires pelo Nodo Argentino (Juventudes dos Partidos Socialista, ARI, Intransigente e Encontro pela Democracia e Equidade) e em 2005 em Piriápolis pela Juventude da Frente Ampla (Uruguai)."

" Tendo em vista que:
1) O Fórum de Juventudes Políticas do Mercosul é hoje uma das principais ações que a SNJ e seu Grupo de Trabalho de Relações Internacionais estão desenvolvendo;
2) A Juventude do PT através da SNJ, do GT-RI, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul, da Secretaria Municipal de São Leopoldo e das Secretarias de Relações Internacionais do DN e do DE/RS são as organizadoras do encontro;
3) O processo de integração latino americana é um dos temas centrais da agenda do Partido dos Trabalhadores e do Governo Lula; e
4) A compreensão e capacitação dos militantes da JPT acerca do processo que passamos hoje na América Latina é fundamental para que tenhamos uma geração de petistas comprometidos com internacionalismo e com a solidariedade aos povos."

"A Secretaria Nacional de Juventude convoca todas as Secretarias Estaduais e Municipais de Juventude do PT a se mobilizarem para participar do IV Fórum de Juventudes Políticas do Mercosul que ocorrerá entre os dias 22 e 25 de março na cidade gaúcha de São Leopoldo.
Convocamos também nossas Secretarias Estaduais e Municipais a realizarem atividades com o objetivo de viabilizar o financiamento do transporte dos militantes da JPT ao FJPM e que também busquem financiamento junto aos respectivos Diretórios, bem como entidades e parlamentares petistas.
Informamos também que nos próximos dias estaremos enviando o material de divulgação do FJPM para os Diretórios Estaduais a/c das Secretarias de Juventude. As Secretarias Municipais que queiram receber material do Fórum devem entrar em contato com a Secretaria Nacional de Juventude através do telefone: (11) 3243-1392 ou pelo e-mail: fjpm@jpt.org.br."

Para ler toda a matéria, direto do site da Juventude do PT, basta clicar aqui.

Notem também a presença da Graúna, símbolo não somente do DCE da UCS, como da mesma Juventude do PT.
No fim do texto, ainda existe espaço para um cínico "Saudações Petistas".

Qual o sentido da informação do ultimo parágrafo reproduzido? Ora, somente os Diretórios e Secretarias Municipais do PT teriam acesso ao material do evento. O que cargas d'água um cartaz divulgando um factóide do PT estaria fazendo na faculdade de direito? Quem o teria levado da direção municipal do PT de Caxias para a sede do D.A de direito da UCS?
Por fim, o item 4, aqui reproduzido, é a prova inequívoca do verdadeiro esbulho ideológico fincado no coração do D.A. O PT descobriu nas universidades celeiros industriais para reproduzir sua miltância. Dominam no grito autoritário a pauta da faculdade, organizam baderna e confusão. Chegam ao poder como "bons selvagens da revolução" e, então, ficam bandeira, doutrinam e se perpetuam. Sua capacidade inesgotável de manipulação vil é o combustível que os faz ficar inexoravelmente ligados a toda forma de poder. Em todas as formas de poder executam as mesmas praticas. Com a total inépcia daqueles que se opõe, os petistas ficam cada dia menos envergonhados de estampar suas intenções. É o que está acontecendo na UCS. O cartaz foi somente um sintoma da doença que atinge a faculdade em que estudamos. Doença chamada totalitarismo petista.

Pesquisa de Diogo Biano. Texto de Guilherme Macalossi com colaboração de Diogo Biano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente trabalho! Isso soh mostra quais sao as reais intencoes dessa corja de pseudos revolucionarios! Essa eh soh a ponta do iceberg! Tremenda covardia usar instituicoes estudantis para uso de politica partidaria! Mais uma vez, parabens pelo trabalho e aguardem muitas ofensas, pois respostas e satisfacoes serao raras!

"O preco da liberdade eh a eterna vigilancia!"

Frz disse...

Muito bom, continuem assim!